quarta-feira, 1 de setembro de 2010

TÍTULO DO PROJETO

Sombra e Energia - Guarda-sol Conversor de Energia Solar em Energia Elétrica

EQUIPE RIPM

Robert Bento Florentino - robertbentof@hotmail.com
Itamar Junior - itamar_junior123321@hotmail.com
Pedro Henrique A. Santiago - phsantiago10@hotmail.com
Matheus V. P. Vidigal - mtvidigal@hotmail.com


SITUAÇÃO-PROBLEMA

“Partindo do princípio de que, em uma hora, há mais energia solar incidindo sobre a Terra do que toda a energia consumida pelas diferentes formas de vida do planeta em um ano, o homem precisa, mais do que em qualquer outra época, encontrar melhores maneiras de captar, armazenar e usar esse grande potencial energético de forma rentável.” - Energiarenovavel.org

“A radiação solar, juntamente com outros recursos secundários de alimentação, tal como a energia eólica e das ondas, hidro-electricidade e biomassa, são responsáveis por grande parte da energia renovável disponível na terra. Apenas uma minúscula fracção da energia solar disponível é utilizada.” - Wikipedia

Com base nesses argumentos e no desejo de desenvolver algo prático, capaz de gerar energia elétrica através de uma fonte alternativa, nós do grupo RIPM relacionamos: situações cotidianas do uso da energia elétrica com o potencial que o Brasil possui para a conversão de energia solar em eletricidade.

A situação que nos inspirou foi na chance de utilizar todo o período em que há sol (céu claro), numa praia, para gerar energia elétrica suficiente para carregar uma bateria, cuja alimentaria pequenos aparelhos eletrônicos como celulares, mp3 players ou até um pequeno refrigerador. Situação semelhante pode se observar em acampamentos ou qualquer lugar onde não exista rede elétrica.

Num breve diálogo com o professor, logo a idéia se expandiu para diversas aplicações e o nosso projeto assim se confirmou.

OBJETIVOS DO PROJETO

A finalidade do projeto é desenvolver um guarda-sol capaz de converter a energia solar em energia elétrica para o uso comum. A conversão de energia ocorre através de fotocélulas instaladas sobre a estrutura do guarda-sol, interligadas a baterias e tomadas acopladas na haste do mesmo.

Pretendemos com o projeto, oferecer a sociedade uma forma prática de se utilizar o sol como fonte energética alternativa e um meio de se obter energia em situações onde não existe uma rede elétrica à disposição.

O formato de guarda-sol surgiu de sua finalidade inicial, ou seja, ficar exposto ao sol para bloqueá-lo. Assim, seu uso está condicionado à presença do sol, que é a fonte energética que nos interessa. Além disso, a sua estrutura retrátil oferece mobilidade, tornando irrestrita sua área de atuação.

Existe ainda a possibilidade de se variar o formato de acordo com a necessidade, seja como toldo, barraca, lona, etc.

Seja na praia, no jardim ou no comércio, sua utilidade e praticidade está disponível para todas as faixas etárias. E com suas baterias, pode alimentar diversos aparelhos elétricos a qualquer momento de acordo com sua capacidade energética.

2 comentários:

  1. Como já foi dito, texto muito bem organizado e conciso.
    Uma ótima ideia, principalmente pelo fato de lidar com uma maneira de se produzir energia limpa.
    E seu uso seria, de fato, muito interessante, com destaque aos países tropicais.

    ResponderExcluir