terça-feira, 21 de setembro de 2010

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

“Ao longo de um ano, cada metro quadrado do território brasileiro recebe 1.900 kWh de energia do sol, em média. Admitindo-se uma eficiência média de 10% nos painéis fotovoltaicos (que transformam a energia do sol em eletricidade), cada metro quadrado do painel pode produzir 190 kWh por ano de energia elétrica.”G1

Característico de países latinos, é grande a incidência solar em nosso território, o que nos leva a observar um enorme potencial energético. Pensando nisso, o grupo RIPM decidiu projetar um objeto comercializável, capaz de oferecer energia elétrica a partir da energia solar.

O que nos motivou a desenvolver essa idéia do conversor foram situações onde o acesso à rede elétrica é limitado ou que não é viável a sua instalação. Além disso, o guarda-sol representaria uma forma prática de usufruir esse potencial energético.

Por enquanto, notamos maior dificuldade no custo do projeto. A célula fotovoltaica ainda possui um custo elevado, o que vai influenciar na capacidade do guarda-sol em converter energia solar. Mas desde já agradecemos a disponibilização de uma célula pelo professor Paulo Cezar Ventura.

O próximo passo é organizar os materiais e desenvolver uma metodologia de trabalho que serão utilizados na elaboração do projeto.

Um comentário:

  1. Claro, que se o objetivo é atender regiões onde o fornecimento de energia elétrica é precário, o preço do produto final não deve ser muito alto.

    Interessante, não sabia que o potencial era tão alto.

    ResponderExcluir