quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Auto-avaliação: Itamar Tadeu
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Auto-Avaliação: Robert Bento Florentino
Auto Avaliação: Matheus Vidigal
Auto Avaliação: Pedro Santiago
Conclusão
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Projeto Elétrico
Já temos em mãos as duas células e mediremos com o auxílio de um multimetro se estão todas as especificações conforme o anunciado.
A fonte de iluminação ainda é incerta, fomos orientados a usar apenas pequenos leds, mas como não era bem nosso propósito inicial, estudaremos a possibilidade de, dentro de nosso orçamento e com as ferramentas que já possuimos adotar algo que produza maior luminosidade.
Contudo,já sabemos que nosso projeto dará certo, apenas em uma escala menor do que imaginávamos devido aos altos custos dos materias.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Avanços!
Além disso, estudaremos a placa que nos foi dada para que talvez podermos utilizá-la para otimizar o projeto.
A placa é de 8cmx8cm,100maH,5v e foram adquiridas duas.
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Especificações dos Produtos
Painel Fototovoltáico
5V 250 Mah
Tamanho 11x11cm
Material Silicone Monocristalino
Várias Células
1.25W Máxima
Corrente 250 Mah
Carregador de Baterias
Carregador De Baterias Carros Motos 1a/12v
Bateria
6V X 4AH
Controlador de Carga Próprio para baterias chumbo-acidas de 12 Volts.
Controla carga e flutuação (painéis até 80W).
Controla a saída (até 7 Amperes), desligando a saída quando a tensão da bateria cai para 10,5V a 11V, e religando-a quando a bateria, ao receber carga, atinge 12,5V. Este sistema é conhecido pelas siglas CMT (corte por Mínima Tensão) ou LVD (LowVoltageDisconnection).
Usa Fusível de 10ª, tipo automotivo, que proporciona proteção contra curto-circuito e contra inversão de polaridadena ligação da bateria.
OBS:Esses foram os materias listados no orçamento.
OBS 2:Para alimentar a bateria seria necessário 2 paineis em série,ou bateria de menor voltagem.Contudo,se conseguíssemos totalizar 15 v em paineis em série(3), conseguiriamos no próprio cefet uma bateria 12v emprestada.
O controlador de carga séria expecífico para uma bateria de chumbo-acido de 12v, teriamos que verificar se a mesma que poderia nos ser emprestada atende à essa expecificação.
Aguardaremos uma resposta do professor para nos dizer se o cefet poderá arcar com algum desses custos, ou, muito infelismente e saiba se lá como teremos que arrecadar fundos suficientes para tirar nosso projeto do papel.
O próximo passo, ainda antes de termos os materias em mãos, será apresentar possíveis rascunhos esquemáticos de como será o montado o projeto.
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Etapa Concluída!
O grupo RIPM reuniu-se e finalmente concluímos nosso formulário,o mesmo já foi enviado para o email do professor.Com isso,aguardamos o parecer da Equipe do Lactea para que nos indiquem eventuais mudanças que deverão ser feitas em tal documento.
Na semana que se passou, entramos em contato com o professor Bachur e o professor Wildemar, que nos deram ajudas vitais a entender melhor nosso próprio projeto,tapando pequenas falhas conceituais que impediriam que o projeto funcionasse corretamente.
Com tais avanços em mãos, agora é arregaçar as mangas e mãos à obra ao próximo e mais difícil passo do trabalho, a aquisição dos materiais!!!
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Metodologia
terça-feira, 21 de setembro de 2010
“Ao longo de um ano, cada metro quadrado do território brasileiro recebe 1.900 kWh de energia do sol, em média. Admitindo-se uma eficiência média de 10% nos painéis fotovoltaicos (que transformam a energia do sol em eletricidade), cada metro quadrado do painel pode produzir 190 kWh por ano de energia elétrica.” – G1
Característico de países latinos, é grande a incidência solar em nosso território, o que nos leva a observar um enorme potencial energético. Pensando nisso, o grupo RIPM decidiu projetar um objeto comercializável, capaz de oferecer energia elétrica a partir da energia solar.
O que nos motivou a desenvolver essa idéia do conversor foram situações onde o acesso à rede elétrica é limitado ou que não é viável a sua instalação. Além disso, o guarda-sol representaria uma forma prática de usufruir esse potencial energético.
Por enquanto, notamos maior dificuldade no custo do projeto. A célula fotovoltaica ainda possui um custo elevado, o que vai influenciar na capacidade do guarda-sol em converter energia solar. Mas desde já agradecemos a disponibilização de uma célula pelo professor Paulo Cezar Ventura.
O próximo passo é organizar os materiais e desenvolver uma metodologia de trabalho que serão utilizados na elaboração do projeto.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Como a Célula Fotovoltaica Funciona
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Obstáculos!
Os custos do projeto parecem ser o maior desafio.Uma instalação doméstica simples,contudo representativa economicamente, não sai por menos de 45 mil reais.
Mais próximo do projeto, uma luminária solar,custa entre mil e três mil reais
ver link:
http://www.solenerg.com.br/Poste%20solar%20externa%20Solenerg.pdf
Contudo, um site de propaganda oferece um sistema inteiro por apenas R$67,90.
ver link:
http://www.energiacaseira.com/
A absurda discrepância de preços leva a uma confusão,desconfiaça,incredulidade... mas ao mesmo tempo é tentadora aos nossos humildes bolsos.
Com isso em mãos, nos resta apelar ao professor e equipe do lactea para apurar a confiabilidade do produto que poderia ser peça fundamental do projeto.
Mãos à obra!
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
TÍTULO DO PROJETO
Sombra e Energia - Guarda-sol Conversor de Energia Solar em Energia Elétrica
EQUIPE RIPM
Robert Bento Florentino - robertbentof@hotmail.com
Itamar Junior - itamar_junior123321@hotmail.com
Pedro Henrique A. Santiago - phsantiago10@hotmail.com
Matheus V. P. Vidigal - mtvidigal@hotmail.com
SITUAÇÃO-PROBLEMA
Com base nesses argumentos e no desejo de desenvolver algo prático, capaz de gerar energia elétrica através de uma fonte alternativa, nós do grupo RIPM relacionamos: situações cotidianas do uso da energia elétrica com o potencial que o Brasil possui para a conversão de energia solar em eletricidade.
A situação que nos inspirou foi na chance de utilizar todo o período em que há sol (céu claro), numa praia, para gerar energia elétrica suficiente para carregar uma bateria, cuja alimentaria pequenos aparelhos eletrônicos como celulares, mp3 players ou até um pequeno refrigerador. Situação semelhante pode se observar em acampamentos ou qualquer lugar onde não exista rede elétrica.
Num breve diálogo com o professor, logo a idéia se expandiu para diversas aplicações e o nosso projeto assim se confirmou.
OBJETIVOS DO PROJETO
A finalidade do projeto é desenvolver um guarda-sol capaz de converter a energia solar em energia elétrica para o uso comum. A conversão de energia ocorre através de fotocélulas instaladas sobre a estrutura do guarda-sol, interligadas a baterias e tomadas acopladas na haste do mesmo.
Pretendemos com o projeto, oferecer a sociedade uma forma prática de se utilizar o sol como fonte energética alternativa e um meio de se obter energia em situações onde não existe uma rede elétrica à disposição.
O formato de guarda-sol surgiu de sua finalidade inicial, ou seja, ficar exposto ao sol para bloqueá-lo. Assim, seu uso está condicionado à presença do sol, que é a fonte energética que nos interessa. Além disso, a sua estrutura retrátil oferece mobilidade, tornando irrestrita sua área de atuação.
Existe ainda a possibilidade de se variar o formato de acordo com a necessidade, seja como toldo, barraca, lona, etc.
Seja na praia, no jardim ou no comércio, sua utilidade e praticidade está disponível para todas as faixas etárias. E com suas baterias, pode alimentar diversos aparelhos elétricos a qualquer momento de acordo com sua capacidade energética.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Duas Opções Concretas.

Após pesquisas e discussões, decidimos não optar por um experimento que envolvesse transformar energia mecânica em energia elétrica.Então o trabalho foi intensificado para gerar opções concretas para realização do projeto .O resultado foi satisfatório , dois eventuais projetos foram postos em pauta.
O próximo passo será discuti-los com o professor e seus monitores , avaliando qual deles
será escolhido.
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Trabalhos iniciados! blogfólio aberto!
As atividades do grupo foram iniciadas e consequentemente o blog no qual serão divulgados os gradativos processos de materialização das idéias, assim como também será colocado eventuais dúvidas, problemas, questionamentos, e etc
O grupo optou por fazer trabalho de construçao,e,apesar de ainda não termos certeza de qual experimentos faremos, pesquisas estão sendo feitas sobre transformaçao de energia mecânica em elétrica, a fim de projetar uma fonte alternativa para gerar pequena quantidade de energia.
Uma segunda opção do grupo está ligada aos problemas do cotidiano de diferentes tipos de deficientes físicos.
A decisão será tomada o mais breve possível e será divulgada no próximo post, já tendo sido avaliado viabilidade, materiais necessários e etc.